fbpx
(21) 3703-4165 / (21) 99865-1561 contato@siga-me.org

Cuidados com carro parado : 5 coisas que você precisa ter atenção

Os cuidados com o carro parado, geralmente, variam de acordo com o tempo que você pretende deixá-lo estacionado. Se precisar sair de vez em quando, com alguma regularidade, não precisa ficar tão preocupado. Basta seguir as indicações de revisão como de costume. Agora, se no seu caso, seu carro já está parado há quase um mês, é importante que você considere seguir as dicas que separamos.

A primeira dica é fazer uma revisão geral antes de deixar o automóvel na garagem. Com isso, fica mais fácil de manter as peças em dia. Entretanto, se você não teve tempo de fazer isso, não se desespere. Conheça abaixo quais os principais procedimentos que devem ser realizados para evitar prejuízos e complicações futuras.

1. Motor e bateria
Ligar o motor durante 20 minutos, a cada duas semanas. Isso garante que a bateria não irá descarregar. Se ela estiver conectada ao carro, com o tempo ela vai perdendo carga, pois o veículo consome energia por meio de correntes baixas, mesmo desligado. Se você tem um carro elétrico, o mais indicado é que as baterias de alta tensão estejam sempre carregadas. Caso não seja possível, evite deixar a carga abaixo dos 50% por mais de 3 meses.

E, aqui, fica um alerta: jamais dê a partida e deixe o motor ligado em ambientes fechados. O monóxido de carbono expelido é altamente tóxico e pode ser fatal.

2. Pneus
Por se tratar de um componente que sofre muito com o desgaste, é importante que você avalie o estado dos seus pneus com frequência. Mas, para escapar da deterioração na garagem, procure calibrá-los até o índice máximo indicado pelo fabricante.

Na própria borracha estão os dados referentes às suas principais características. Além disso, no manual de instruções do veículo você também tem acesso a informações sobre o sistema de controle, a pressão ideal, entre outras indicações de segurança.

3. Lubrificante
Os óleos de motor, geralmente, tem um bom prazo de validade, tendo que ser trocados a cada 12 meses ou 10 mil km rodados. Porém, aproveite para verificar o nível, ou fazer a troca, caso você consiga. Se você quer saber mais a respeito, neste link você encontra algumas dicas sobre lubrificação.

4. Limpeza
Especialmente em tempos de quarentena, sabemos da importância da higienização para evitar a Covid-19. Limpe o painel, volante, bancos, portas e todas as superfícies de contato, principalmente se você precisou sair por algum motivo especial. Além disso, se puder, cubra o seu veículo para evitar o acúmulo de poeira.

5. Ar-condicionado
Como o ar-condicionado é um dos locais mais propícios para o acúmulo de bactérias e fungos, é importante que você troque o filtros. De qualquer forma, caso não seja possível, quando for dar a partida para carregar a bateria, ligue o ar e deixe-o funcionando por, pelo menos, 5 minutos. Não esqueça de deixar as janelas abertas!